Repositório Digital

A- A A+

Das ilhas ao continente : estratégias de inserção social dos imigrantes açorianos na povoação de Santo Amaro, RS, através dos registros batismais (1757-1774)

.

Das ilhas ao continente : estratégias de inserção social dos imigrantes açorianos na povoação de Santo Amaro, RS, através dos registros batismais (1757-1774)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Das ilhas ao continente : estratégias de inserção social dos imigrantes açorianos na povoação de Santo Amaro, RS, através dos registros batismais (1757-1774)
Autor Alvim, Alexandra Lis
Orientador Kühn, Fábio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Imigrantes açorianos
Inserção social
Relações de compadrio
Resumo Em uma sociedade onde vigoravam regras de Antigo Regime, o sacramento da pia batismal era a introdução de um individuo na comunidade, seja ela terrena ou espiritual. É através desse ato que ele ganha "pais espirituais", os padrinhos. O estabelecimento de uma relação de compadrio selava, através do sacramento, a aliança entre duas famílias, que assumiam o compromisso sagrado de manter respeito e solidariedades entre si. As relações de compadrio, mais do que a função religiosa, adquiriam também uma função social, ao reiterar alianças entre iguais ou criar vínculos com famílias de estatuto social superior. Este trabalho pretende entender em que sentido os migrantes direcionaram suas estratégias referentes ao uso do compadrio foi utilizado pelos primeiros imigrantes açorianos da povoação de Santo Amaro, no Continente de São Pedro, através da análise de um dos livros de registro de batismo da freguesia de Triunfo, que contém os dados da povoação de Santo Amaro, no período de 1757 a 1774.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66954
Arquivos Descrição Formato
000870063.pdf (770.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.