Repositório Digital

A- A A+

As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas

.

As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
Outro título Gender relations in physical education’s classes : students’ perceptions
Autor Silva, Paula
Gomes, Paula Botelho
Goellner, Silvana Vilodre
Resumo O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.
Abstract The purpose of this study was to analyse how students, boys and girls, observe and classify the gender relations in the Physical Education (PE) mixed classes. The analysed data came by from 60 semi-structured interviews from Oporto secondary school students (30 boys and 30 girls). An inductive analysis and interpretation of the data was carried out following the information treatment by the program QSRNVivo. The results suggest that boys and girls analyse differently the gender relations in PE classes. Half of the female students understand that the relations are not good, expressing some complains about their colleagues’ behaviours and attitudes which bother them offend them and lead them to a disinvestment in the PE activities.
Contido em Revista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405
Assunto Educação física escolar
Identidade de gênero
[en] Gender relations
[en] Mixed classes
[en] Physical education
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/67111
Arquivos Descrição Formato
000683446.pdf (98.59Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.