Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Micheli Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2013-03-01T01:51:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67149pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procura situar o papel da mediação cultural em museus, fazendo, através de revisão bibliográfica, uma retomada histórico-espacial destas instituições. Partimos da sua concepção como espaços cujo caráter era elitista, contemplativo e quase ‘sagrado’ - o chamado Museu Templo - até a transição ao Museu Fórum: instituições mais democráticas, abertas e dialógicas, características que são cada vez mais buscadas pelos museus contemporâneos. Levando em consideração que a educação em museus é um dos grandes fios condutores dessa transição, este trabalho faz uma análise do seu papel nesse processo até chegar a um dos serviços educativos mais oferecidos pelas instituições museais no panorama atual: a mediação cultural, que é trazida aqui como um recurso educativo e de comunicação. Por fim, o trabalho traz uma análise sobre uma realidade bem específica: o perfil do mediador em museus e instituições culturais na cidade brasileira de Porto Alegre - RS, buscando compreender quem são, o que pensam sobre sua função e como trabalham estes agentes nos espaços museológicos desta cidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to settle the function of cultural mediation in museums and trace their constitution out, through literature review, both historically and spatially, from the elitist and contemplative conception of museums as almost 'sacred' spaces - namely the Museum as Temple - up to the transition for a concept of Museum as Forum: democratic, open and dialogical institutions, characteristics which are aims of contemporary museums. Considering that education in museums is one of the leading trends of that transformation, this paper performs an analysis of the role of such activity within the aforementioned transition, leading to one of the educational services most commonly offered by present day museal instituitions: cultural mediation, that is here brought up as educational and comunicacional resource. At last, the paper analyses a very specific reality: the profile of mediators in museums and cultural institutions in the city of Porto Alegre, Brazil, and it aims at understandig who are they, what do they thing about their function and how do those agents work within the museological spaces of that city.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectMediação (Comunicação)pt_BR
dc.subjectMediatorsen
dc.subjectEducation in museumsen
dc.subjectCommunication in museumsen
dc.titleDo templo ao fórum : o perfil do mediador em museus e instituições culturais em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000870813pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples