Repositório Digital

A- A A+

Do templo ao fórum : o perfil do mediador em museus e instituições culturais em Porto Alegre

.

Do templo ao fórum : o perfil do mediador em museus e instituições culturais em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do templo ao fórum : o perfil do mediador em museus e instituições culturais em Porto Alegre
Autor Souza, Micheli Pereira de
Orientador Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Educação em museus
Mediação (Comunicação)
[en] Communication in museums
[en] Education in museums
[en] Mediation
[en] Mediators
Resumo O presente trabalho procura situar o papel da mediação cultural em museus, fazendo, através de revisão bibliográfica, uma retomada histórico-espacial destas instituições. Partimos da sua concepção como espaços cujo caráter era elitista, contemplativo e quase ‘sagrado’ - o chamado Museu Templo - até a transição ao Museu Fórum: instituições mais democráticas, abertas e dialógicas, características que são cada vez mais buscadas pelos museus contemporâneos. Levando em consideração que a educação em museus é um dos grandes fios condutores dessa transição, este trabalho faz uma análise do seu papel nesse processo até chegar a um dos serviços educativos mais oferecidos pelas instituições museais no panorama atual: a mediação cultural, que é trazida aqui como um recurso educativo e de comunicação. Por fim, o trabalho traz uma análise sobre uma realidade bem específica: o perfil do mediador em museus e instituições culturais na cidade brasileira de Porto Alegre - RS, buscando compreender quem são, o que pensam sobre sua função e como trabalham estes agentes nos espaços museológicos desta cidade.
Abstract This paper intends to settle the function of cultural mediation in museums and trace their constitution out, through literature review, both historically and spatially, from the elitist and contemplative conception of museums as almost 'sacred' spaces - namely the Museum as Temple - up to the transition for a concept of Museum as Forum: democratic, open and dialogical institutions, characteristics which are aims of contemporary museums. Considering that education in museums is one of the leading trends of that transformation, this paper performs an analysis of the role of such activity within the aforementioned transition, leading to one of the educational services most commonly offered by present day museal instituitions: cultural mediation, that is here brought up as educational and comunicacional resource. At last, the paper analyses a very specific reality: the profile of mediators in museums and cultural institutions in the city of Porto Alegre, Brazil, and it aims at understandig who are they, what do they thing about their function and how do those agents work within the museological spaces of that city.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67149
Arquivos Descrição Formato
000870813.pdf (1.462Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.