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Diagnóstico de clima organizacional de servidores da Secretaria do Município de Campo Bom - RS

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Diagnóstico de clima organizacional de servidores da Secretaria do Município de Campo Bom - RS

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Título Diagnóstico de clima organizacional de servidores da Secretaria do Município de Campo Bom - RS
Autor Nerling, Ana Clarissa
Orientador Baldi, Mariana
Co-orientador Silva, Fabiane da Costa e
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Clima organizacional
Saúde
Servidor público
[en] Health
[en] Organizational climate
[en] Public servant
Resumo Esta pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico de clima organizacional com servidores da Secretaria de Saúde do município de Campo Bom – RS através da percepção dos servidores que atuam nas unidades de saúde, considerando relacionamento e espírito de equipe, comunicação, recompensa e remuneração, organização do trabalho e relação com a comunidade. Foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativo-descritiva. No total, 100 trabalhadores responderam ao questionário e os dados foram analisados através de estatística básica e interpretados à luz do referencial teórico. Evidenciou-se através deste estudo uma boa relação entre servidores e gestores, contudo, os trabalhadores mostraram-se insatisfeitos com a remuneração ofertada. Também evidenciou-se a necessidade de aprimorar os processos de comunicação entre comunidade, trabalhadores e gestores; participar aos trabalhadores indicadores e metas da Secretaria de Saúde; e discutir as necessidades estruturais para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
Abstract This research aimed to make a diagnosis of organizational climate of servers of the Secretariat of Health of the city of Campo Bom - RS through the perception of the servers who work in health units, considering relationship and team spirit, communication, reward and compensation, organization work and relationship with the community. We conducted a field study with quantitative-descriptive approach. In total, 100 employees responded to the questionnaire and data were analyzed using basic statistics and interpreted in the light of the theoretical. It became evident through this study a good relationship between servers and managers, however, workers have shown themselves dissatisfied with the compensation offered. Also highlighted is the need to improve communication processes between the community, workers and managers, workers participate in indicators and targets of the Department of Health, and discuss the structural requirements for the development of quality work.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67670
Arquivos Descrição Formato
000869843.pdf (562.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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