Repositório Digital

A- A A+

Violência no trânsito de Uruguaiana: um desafio para a gestão da saúde pública

.

Violência no trânsito de Uruguaiana: um desafio para a gestão da saúde pública

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Violência no trânsito de Uruguaiana: um desafio para a gestão da saúde pública
Autor Cattelan, Anderson Vesz
Orientador Fisher, Paul Douglas
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Gestão em saúde
Saúde pública
Trânsito
Resumo Este estudo teve por objetivo relatar a gravidade do aumento do número de vítimas do trânsito no país, no estado e mais precisamente na cidade de Uruguaiana-RS, apresentando os dados de morbimortalidade dessas vítimas, no intuito de subsidiar novas discussões e ações de planejamento em políticas públicas para conter ou ao menos amenizar as consequências sofridas pelas vítimas de acidentes de trânsito. A pesquisa consultou fontes bibliográficas e sites especializados no tema trânsito e em sites do Ministério da Saúde, buscando coletar dados secundários e extrair informações quanto à idade, sexo, tipo de condução, morbimortalidade, entre outras, além de expor a situação do atendimento médico - hospitalar na cidade de Uruguaiana para com essas vítimas. Conclui-se que há uma grande demanda de pacientes jovens vítimas de acidentes que envolvem, principalmente, os motociclistas. A cidade de Uruguaiana apresenta o segundo maior índice de morbidade no Estado em decorrência de acidentes de transporte, onerando ainda mais o Sistema de Saúde Público. Medidas preventivas precisam ser adotadas para conscientizar a população a fim de reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito no País e no Mundo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67674
Arquivos Descrição Formato
000869967.pdf (1.534Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.