Repositório Digital

A- A A+

Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês

.

Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês
Autor Monsú, Michelle Zilli
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Berçário
Prática pedagógica
Resumo O presente trabalho tem por objetivo estudar de que forma os princípios norteadores de Lóczy dialogam com a minha prática educativa, realizada com bebês de seis meses a um ano de idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como referencial os estudos de Tardos (2011), Pikler (1973), Falk (2011), Appell (2010) e David (2010), apresentando um panorama histórico do instituto Lóczy e seus princípios, a saber: o valor da atividade autônoma; a importância de uma relação afetiva de qualidade entre adulto e criança; a necessidade de propiciar ao bebê o conhecimento de si e do seu entorno; a importância de um bom estado de saúde. A metodologia utilizada consistiu em analisar fontes documentais: Relatório final do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, planejamentos e reflexões, memórias sobre o vivido no período de estágio cotejando-as com os princípios de Lóczy. Os resultados demonstram a viabilidade do diálogo com os referidos princípios nos momentos de alimentação, troca de fraldas e higiene, essenciais para a relação e conhecimento mútuo, valorizando aspectos como os movimentos livres, as iniciativas dos bebês, o respeito ao corpo e ao tempo da criança, bem como na organização do espaço e escolha dos materiais utilizados nas propostas, incentivando a autonomia e liberdade de movimento. Como também na atitude do adulto de disponibilidade e atenção, intervindo apenas quando necessário, dando a eles o tempo de que necessitam, esperando seus movimentos e respostas, mantendo contato visual e procurando antecipar com palavras as ações realizadas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67831
Arquivos Descrição Formato
000872743.pdf (1.139Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.