Repositório Digital

A- A A+

“Ele é bem esperto, só que ele não para quieto!” : uma análise das ações pedagógicas de professoras que trabalham com alunos diagnosticados com TDAH

.

“Ele é bem esperto, só que ele não para quieto!” : uma análise das ações pedagógicas de professoras que trabalham com alunos diagnosticados com TDAH

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Ele é bem esperto, só que ele não para quieto!” : uma análise das ações pedagógicas de professoras que trabalham com alunos diagnosticados com TDAH
Autor Oliveira, Débora Liberato de
Orientador Corso, Luciana Vellinho
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação especial
Hiperatividade
Transtorno de déficit de atenção
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo de caso realizado com duas crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolas da rede pública de Porto Alegre. A pesquisa se deu com base nas minhas experiências acadêmicas e docentes, com um aluno da Ed. Infantil e outro das Séries Iniciais, tendo seu início em abril de 2011 e término em junho de 2012. O estudo tem como questão problematizadora: “Que ações pedagógicas estão sendo feitas para auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem destes alunos?” O principal objetivo do trabalho é analisar a proposta pedagógica realizada, visando contemplar de que forma tal proposta pode facilitar ou dificultar a aprendizagem destes alunos no âmbito escolar. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como instrumento de pesquisa o entrevista previamente estruturado e a observação. Ancorei-me principalmente nos estudos de Newra Rotta, Álvaro Marchesi, Sônia Moojen e Clarissa Golbert. Através da análise dos dados foi possível inferir o quanto as ações pedagógicas e a falta de formação e informação das docentes podem desmotivar os alunos. Também foi contemplado neste estudo a forma como as professoras devem agir e estimular os alunos que apresentam TDAH.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67845
Arquivos Descrição Formato
000873969.pdf (600.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.