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“Programa Gatorade nas escolas” : um modo de ensinar sobre atividade física/hidratação para conquistar consumidores infantis

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“Programa Gatorade nas escolas” : um modo de ensinar sobre atividade física/hidratação para conquistar consumidores infantis

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Título “Programa Gatorade nas escolas” : um modo de ensinar sobre atividade física/hidratação para conquistar consumidores infantis
Autor Medeiros, Tiago Silva
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Bebida isotônica
Criança
Escolas
Estilo de vida
Marketing
[en] Child
[en] Isotonic drinks
[en] Lifestyle
[en] Marketing
[en] School
Resumo A pesquisa tem por objetivo descrever as ações de marketing da empresa da bebida esportiva Gatorade endereçadas ao público infantil e efetivadas em algumas escolas de ensino fundamental da rede de ensino privado de Porto Alegre e, além disso, teve a finalidade de analisar o processo de inserção das crianças na rede de consumidores da bebida esportiva. Os materiais analisados foram os artefatos midiáticos (textos e imagens) distribuídos nas visitas da equipe de promoção da bebida esportiva e as atividades desenvolvidas por esta equipe com as crianças no período de 2007 a 2009. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da análise documental proposta por Laurence Bardin e da observação não-participante proposta por Eva Lakatos. A dissertação está estruturada em cinco capítulos. No primeiro capítulo estão descritos os achados sobre estudos já desenvolvidos que abordam ações de marketing e o público infantil, encontrados nas bases de dados on-line de revistas científicas nacionais da área da Educação Física e nos acervos de bibliotecas de instituições de ensino superior de Porto Alegre que ofereciam cursos de Administração, de Marketing ou de Educação Física. No segundo capítulo é apresentado o marco teórico conceitual abordando as teorias de Zygmunt Bauman e Jeremy Rifkin sobre a sociedade dos consumidores. O terceiro capítulo apresenta o Programa educacional Gatorade nas escolas, mostrando o processo histórico de constituição da bebida Gatorade, assim como a execução, o funcionamento e os artefatos midiáticos distribuídos nas ações realizadas nas escolas. No quarto capítulo são expostas as análises propriamente ditas e no quinto as considerações finais. A análise baseada na literatura utilizada constatou que o produto esportivo atuou nas escolas por meio de ações do chamado marketing através do esporte com o objetivo de ensinar as crianças sobre a relação atividade física/hidratação e assim conquistar consumidores mirins para uma bebida isotônica esportiva. Essa ação nos permite dizer que a empresa Gatorade, ao buscar ampliar o universo de consumidores para além do público específico dos atletas de alto rendimento, produz uma inversão nos modos de endereçamento de suas ações de marketing, investindo mais fortemente na associação da bebida isotônica ao cuidado com a saúde e o estímulo ao estilo de vida ativo.
Abstract The objective of this research is to describe the marketing actions of the Gatorade’s sports drink company addressed to children and implemented in some elementary schools in the network of private schools of Porto Alegre. Furthermore, the research also aimed to analyze the insertion process of children on Gatorade’s network of consumers. The analyzed materials were media artifacts (text and images) distributed during the visits of the sports drink promotion team and the activities developed by this team with the children in the period of 2007 to 2009. The methodology used is based on theoretical assumptions of the documental analysis proposed by Laurence Bardin and of non-participant observation proposed by Lakatos Eve. This master thesis is structured in five chapters. The first chapter describes studies that have been developed within the theme marketing actions and children. These studies have been found in online databases of national journals of the Physical Education area and in libraries of higher education institutions of Porto Alegre that offer under graduation courses of Business, Marketing or Physical Education. The second chapter presents the theoretical and conceptual mark addressing the theories of Zygmunt Bauman and Jeremy Rifkin about consumer’s society. The third chapter presents the Gatorade educational program in schools, showing the historical process of Gatorade, as well as the execution, implementation and media artifacts distributed during the actions carried out on schools. The fourth chapter shows the proper analyzes and in the fifth, the final considerations are shown. The analysis based on the literature found that the sport product operated in the schools by actions of the called marketing through sports in order to teach children about the relationship between physical activity/hydration and thus attract junior consumers to an isotonic sports drink. This action allows us to say that the Gatorade Company, seeking to expand the universe of consumers beyond the specific public of high-performance athletes, produces a reversal in the addressing ways of their marketing efforts, investing more heavily in the association of the isotonic drink with health care and with motivation of active lifestyles.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/69661
Arquivos Descrição Formato
000874006.pdf (4.600Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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