Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBiasi, Luciana Spinato dept_BR
dc.contributor.authorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:16Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0080-6234pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69679pt_BR
dc.description.abstractEstudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.pt_BR
dc.description.abstractEstudio cualitativo exploratorio descriptivo con el objetivo de conocer el proceso de aprendizaje del cuidado en relación a las vivencias de los alumnos del séptimo semestre de un curso de Enfermería en el interior del Rio Grande do Sul, en el periodo entre abril y junio de 2007. La colecta de datos fue realizada por la técnica del grupo focal y el análisis de las informaciones por el análisis temático de contenido que evidenció un tema y tres categorías: Reflexionando sobre la Formación. Visión de la Enfermería: el conocimiento de la profesión; El proceso de formación: el aprendizaje del cuidado y Expectativas con la finalización del curso. Los resultados apuntaron que temática del cuidado ha traspasado las vivencias de los alumnos, de manera implícita y explícita, pero, sin un basamento teórico y filosófico consistente.es
dc.description.abstractThe objective of this qualitative-exploratory was to learn about the process of developing knowledge in nursing care in term of the experiences of the students who attend the seventh semester of a Nursing Course located in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, from April to June/2007. Data collection was performed using the focal group technique and the information was analyzed using the thematic content analysis, which revealed one theme with three categories: Reflecting upon nursing education: the nurse's view: the knowledge of the profession; the process of education: learning about nursing care; and Expectations regarding the end of the course. The results showed that the care theme permeated the students' experiences, both implicitly and explicitly, although without a consistent philosophical and theoretical background.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAtención de enfermeríaes
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectNursingen
dc.subjectNursing careen
dc.subjectNursing, educationen
dc.subjectTeachingen
dc.titleVivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeirapt_BR
dc.title.alternativeVivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera es
dc.title.alternativeExperiences of learning about nursing care en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000719595pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples