Repositório Digital

A- A A+

Cenas de uma relação : o encenar do aprender

.

Cenas de uma relação : o encenar do aprender

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cenas de uma relação : o encenar do aprender
Autor Monte, Barbara Terra do
Orientador Vasques, Carla Karnoppi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Autismo
Inclusão escolar
Mediação
Resumo O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69856
Arquivos Descrição Formato
000875089.pdf (566.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.