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dc.contributor.advisorDorneles, Malvina do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Alexsandro dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-04-03T01:42:50Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69943pt_BR
dc.description.abstractA partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição.pt_BR
dc.description.abstractFrom an activity called a "Dynamics of Letters", the author invited his high school students to write letters to themselves to be received five years later. After this period, as agreed, such letters were sent back to their authors by mail and there was a meeting with all participants. Thirty-eight volunteers accepted the invitation of the author and continued a process of deepening reflection on the dynamics of letters through e-mails, letters and meetings. The product of this process was analyzed by the author based on work of Henri Bergson, especially, through the concepts of intuition, memory, duration and integral experience. Thus, we conclude that through friendship, the dynamics of the Letters was formed as an integral experience. We see through this dynamic that the school experiences may involve intelligence and intuition, through a combination of processes of the mind and memory, which can be interwoven through the integral experiences. Finally, to verify that intuition is the thread methodological able to, in addition to intelligence, transform the educational experiences in integral experiences, highlighting the need to organize more consistent fundamentals for a Pedagogy of Intuition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogy of intuitionen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMemory and duration in Bergsonen
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectIntegral experiences with youthen
dc.subjectBergson, Henri, 1859-1941pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.titleIntuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000875294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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