Repositório Digital

A- A A+

Os residenciais terapêuticos no contexto da reforma psiquiátrica

.

Os residenciais terapêuticos no contexto da reforma psiquiátrica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os residenciais terapêuticos no contexto da reforma psiquiátrica
Autor Scheibler, Ana Carolina Lacerda
Orientador Frichembruder, Simone Chandler
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Desinstitucionalização
Reforma psiquiátrica
Saúde coletiva
Resumo Os residenciais terapêuticos constituem importantes dispositivos atuais para a assistência a pessoas com sofrimento psíquico. Eles funcionam dentro de um contexto mais amplo, ou seja, do modo de atenção psicossocial, que propõe uma mudança na maneira de assistir os usuários dos serviços de saúde. O objetivo deste trabalho é compreender o Serviço Residencial Terapêutico inserido no contexto da Reforma psiquiátrica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando resumos de trabalhos na base de dados de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), em ambiente virtual, com os seguintes descritores: Reforma psiquiátrica and Residencial Terapêutico e Residencial Terapêutico. Após escolha e análise dos resumos selecionados, verificou-se a convergência das informações contidas nos resumos e foram definidos cinco temas: mudança no modo de atenção em saúde mental, a vida no residencial terapêutico, equipe de saúde, sofrimento mental X cidade, rede de serviços. Os serviços residenciais terapêuticos constituem importantes dispositivos da atual política de Saúde Mental, mas ainda têm pouca visibilidade pela população e pelos profissionais. Deve-se refletir sobre a atenção em saúde que está sendo dispensada nesses serviços, a fim de que não se reproduza o cuidado manicomial, em que se vigia e segrega.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70248
Arquivos Descrição Formato
000875753.pdf (143.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.