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dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Raquel Tolotti Schifini dos Santos dept_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:43:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70299pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo demonstrar que as aulas de Educação Física, quando planejadas com conteúdos de aptidão física, contribuem na prevenção da saúde dos escolares. Com esse propósito, foram selecionados alunos de duas escolas com programas de aulas diferentes entre si. A escola A abordava em suas aulas os conteúdos para o desenvolvimento da aptidão física, enquanto a escola B não desenvolvia esses conteúdos explicitamente. A pesquisa incluiu 159 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 14 anos, de ambas as escolas. As aulas de educação física foram avaliadas de acordo com planos de aula e entrevistas. A aptidão física foi avaliada pelo Índice de Massa Corporal (composição corporal) e pelos testes de corrida/caminhada de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória), sentar e alcançar (flexibilidade) e abdominais em 1 minuto (resistência muscular localizada). Os resultados apontaram uma maior ocorrência de escolares na zona de risco na escola B para todos os componentes da aptidão física relacionada à saúde, com exceção da flexibilidade. A conclusão foi de que as aulas de Educação Física com objetivos de melhorar os indicadores de aptidão física contribuem na prevenção da saúde dos estudantes. Dessa forma, sugere-se que os professores e as escolas preocupem-se com o planejamento e execução das aulas de Educação Física colaborando na qualidade de vida dos escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to demonstrate that Physical Education classes, when planned with physical fitness content, help in preventing students' health. For this purpose, were selected students from two different schools with different lessons programs. School A approached in their classes the content to develop physical fitness, while school B did not develop these contents explicitly. The research included 159 male adolescents, aged between 12 and 14 years, of both schools. The physical education classes were evaluated in accordance with lesson plans and interviews. Physical fitness was assessed by Body Mass Index (body composition) and by 6 minutes run/walk (cardiorespiratory fitness), sit and reach (flexibility) and 1 minute sit up's tests (localized muscular endurance). The results showed a higher proportion of students in the area of risk in school B for all components of physical fitness related to health, with the exception of flexibility. The conclusion was that the Physical Education classes that aims the improving of physical fitness indicators help in preventing students' health. Thus, it is suggested that teachers and schools be concerned about planning and implementation of Physical Education classes collaborating on quality of life of the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectPhysical fitnessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleOs indicadores de aptidão física e saúde no contexto das aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875912pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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