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Mais aluno que professor : aspectos da imagem do professor de língua portuguesa no livro didático

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Mais aluno que professor : aspectos da imagem do professor de língua portuguesa no livro didático

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Título Mais aluno que professor : aspectos da imagem do professor de língua portuguesa no livro didático
Autor Silva, Maria Daniela Leite da
Orientador Sturm, Ingrid Nancy
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Análise do discurso
Livro didático
Professores
Resumo Este trabalho tem como intuito desenvolver, através da perspectiva da Análise do Discurso (escola francesa), um estudo voltado à análise discursiva de enunciados dirigidos aos professores, em livros didáticos, para o Ensino Fundamental de Língua Portuguesa. O objetivo é averiguar como se constroem, nos discursos dos autores desses livros, os processos de subjetivação dos professores de língua portuguesa. A partir do reconhecimento dos diferentes espaços discursivos, ocupados para os sujeitos afetados por esse discurso, é possível reconhecer a constituição de suas condições de produção, isto é, de que modo são construídas as imagens dos professores de língua portuguesa, por esses autores. Sequências discursivas constantes em três livros didáticos diferentes foram selecionadas para compor o corpus de análise desse trabalho. Foram utilizados, como norteadores para a análise das interpretações, os conceitos de condições de produção, formações imaginárias, sujeito, sentido entre outros.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70698
Arquivos Descrição Formato
000877033.pdf (234.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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