Repositório Digital

A- A A+

Infidelidade na Internet

.

Infidelidade na Internet

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Infidelidade na Internet
Autor Leal, Elisângela Neves
Orientador Wagner, Adriana
Co-orientador Goulart, Viviane Ribeiro
Scheeren, Patrícia
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família.
Assunto Infidelidade
Relacionamento conjugal
Resumo O ambiente interativo da internet tem influenciado consideravelmente o comportamento e a vida das pessoas, especialmente no contexto dos relacionamentos interpessoais. Nesse sentido, o mundo virtual tem criado novas formas de se relacionar, transformando também os relacionamentos amorosos. Nesse contexto, a infidelidade passa a obter um espaço novo de manifestação. Diante dessa constatação, o presente trabalho teve como objetivo descrever a forma como a internet está sendo utilizada pelos casais em busca de relações extraconjugais, descrevendo o funcionamento dos diferentes ambientes interativos da internet, tais como: redes sociais, serviços de trocas de mensagens e sites especializados. Além disso, objetivou ainda, verificar os motivos que levam os casais a utilizar a internet para a infidelidade. Desta forma, esse trabalho consiste em um ensaio derivado de uma revisão assistemática de artigos e capítulos de livro sobre a infidelidade na internet, contribuindo na busca de informações sobre essa temática. Os resultados encontrados através desta revisão de literatura demonstram que a infidelidade é um assunto bastante discutido e vivenciado pela humanidade em diversos contextos históricos e culturais. No entanto, as mudanças ocorridas no amor, no casamento e na sexualidade com a chegada da internet resultaram em grandes transformações na intimidade e na vida das pessoas. Este estudo revela também que a maioria das pessoas que utilizam a internet na busca de outro parceiro, não considera estar cometendo uma atitude infiel, pelo fato de não haver contato físico nos relacionamentos online. Embora a Internet não seja considerada a causa da insatisfação conjugal que pode levar à infidelidade, ela pode ser um meio para a prática de relacionamentos extraconjugais. Todavia os casais fazem uso das redes sociais, dos serviços de trocas de mensagens e dos sites especializados como fuga da realidade para buscar realização em uma relação extraconjugal. Este trabalho visou dar conta destes objetivos através de um ensaio derivado de uma revisão assistemática de teóricos e pesquisadores da área sobre a infidelidade na internet.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70905
Arquivos Descrição Formato
000879011.pdf (192.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.