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A remoção de servidores e a rotatividade no atendimento em unidades de fronteira : estudo de caso na décima região fiscal da Secretaria Receita Federal do Brasil

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A remoção de servidores e a rotatividade no atendimento em unidades de fronteira : estudo de caso na décima região fiscal da Secretaria Receita Federal do Brasil

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Título A remoção de servidores e a rotatividade no atendimento em unidades de fronteira : estudo de caso na décima região fiscal da Secretaria Receita Federal do Brasil
Autor Meyer, Claiton
Orientador Carvalho, Cristina Amelia Pereira de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão de pessoas
Liderança
[es] Liderazgo
[es] Mantenimiento del conocimiento
[es] Remoción de servidor
Resumo O acesso à prestação de serviço público é direito constitucional do cidadão, bem como o atendimento de seus pleitos de forma célere, justa e impessoal. Em alguns casos, a política de pessoal das instituições públicas pode influenciar na qualidade do atendimento ao contribuinte, como acontece na Secretaria da Receita Federal do Brasil, onde a cada concurso realizado para provimento de cargos há uma renovação significativa dos servidores, principalmente nas unidades localizadas nas fronteiras do país. Este estudo objetiva avaliar a capacitação dos novos servidores que chegam, recebida anteriormente à posse, bem como a informação transmitida pelos servidores que eles vieram substituir, frente ao conhecimento adquirido na prática do serviço pelos servidores que estão deixando as unidades, bem como a preparação que os novos gestores recebem ao assumir funções de gerência, tendo que lidar com setores administrativos para os quais não foram preparados. A decisão de permanência ou não no local de trabalho será pesquisada, inquirindo-se sobre motivos que levam o servidor a ficar ou sair da unidade, também tratando a componente infra-estrutura como fator motivador.
Resumen El acceso a la prestación del servicio público es derecho constitucional del ciudadano, así como la atención a sus peticiones de manera veloz, justa e impersonal. En algunos casos, la política de personal de las instituciones públicas puede influenciar en la calidad de la atención al contribuyente, como se pasa en la Secretaria da Receita Federal do Brasil, donde a cada concurso realizado para el proveimiento de cargos hay una renovación significante de los servidores, principalmente en las unidades localizadas en las fronteras del país. Este estudio busca a evaluar el entrenamiento de los nuevos servidores que llegan, recibida previamente a la tenencia, bien como la información transmitida por los servidores que ellos vinieron a sustituir, de frente al conocimiento adquirido en la práctica del servicio por los servidores que están dejando las unidades, así como la preparación que los nuevos gerentes reciben cuando van a asumir funciones de gerencia, teniendo que trabajar con secciones administrativas para que no se prepararon. La decisión de permanencia o no en el lugar de trabajo va a ser investigada, inquiriéndose sobre las razones que llevan el servidor a quedar o salir de la unidad, también involucrando la componente infraestructura como factor de motivación.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71363
Arquivos Descrição Formato
000871559.pdf (1.227Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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