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Gestão por competências no serviço público : uma estratégia em gestão

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Gestão por competências no serviço público : uma estratégia em gestão

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Título Gestão por competências no serviço público : uma estratégia em gestão
Autor Vargas, Cesar Sperling
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Co-orientador Santos, Maria Lúcia Nidballa dos
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Administração pública
Gestão de pessoas
Gestão por competências
[en] Management
[en] Public
[en] Skills
Resumo Devido às constantes mudanças no meio organizacional, torna-se necessário aperfeiçoar e integrar novos modelos de gestão. A Gestão por Competências é uma área bastante relevante na moderna concepção de Recursos Humanos dentro das empresas, pois tende a aproximar os objetivos individuais e organizacionais. O modelo propõe novos métodos de Gestão de Recurso Humanos, integrando competência, desenvolvimento e desempenho. No entanto, ainda existe uma demanda por estudos nesta área no que diz respeito às Instituições Públicas. O setor público pode agregar vários exemplos encontrados entre os entes empresariais privados, observando-se as peculiaridades do ambiente, pois a administração pública é uma área distinta e com foco em resultados satisfatórios para a coletividade, abstendo-se da preocupação que uma empresa privada tem com o alcance do lucro como ponto primordial de seu negócio. Importante observar que as pessoas são parte essencial em qualquer empresa, não importando o ramo de atuação, e, neste sentido, desenvolver a Gestão por Competências dentro do setor público, entende-se como satisfatório para melhoria dos processos do setor de RH que ainda é pouco difundido nesta área pública em especial. O desenvolvimento do presente trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica.
Abstract Due to constant changes in the organizational environment, it is necessary to improve and integrate new management models. The Competency Management is an area very relevant in the modern concept of Human Resources within firms, it tends to approach the individual and organizational goals. The model proposes new methods of Human Resource Management, integrating competence development and performance. However, there is still a demand for studies in this area with regard to public institutions. The public sector can add several examples found among the private business entities, observing the peculiarities of the environment, because the government is a distinct area and focus on satisfactory outcomes for the community, eschewing the concern that a private company has with the extent of profit as primary point of your business. Important to note that people are an essential part of any company, no matter what line of work, and in this sense, developing Management Skills within the public sector, it is understood as suitable to process improvement of HR is still little widespread public in this area in particular. The development of this work was done through literature.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71371
Arquivos Descrição Formato
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