Repositório Digital

A- A A+

Análise do nível de comprometimento organizacional : um estudo de caso com grupo de funcionários da biblioteca setorial do centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria

.

Análise do nível de comprometimento organizacional : um estudo de caso com grupo de funcionários da biblioteca setorial do centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do nível de comprometimento organizacional : um estudo de caso com grupo de funcionários da biblioteca setorial do centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria
Autor Bortolotto, Denise Garcia da Silva
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Comprometimento organizacional
[en] Civil servant
[en] Compromising organizacional
[en] Public institution
Resumo Diante do desencadeamento de mudanças políticas, culturais e sociais percebidas no decorrer deste século, emergiu entre as organizações a preocupação em tornarem-se cada vez mais produtivas e competitivas, para assim manterem-se vitalizadas em um mercado extremamente restrito. Admitindo a necessidade de maiores alocações de recursos financeiros e expressivos investimentos tecnológicos, inúmeras organizações deixaram de lado a sua essencial ferramenta para o sucesso: o ser humano. Partindo de que o colaborador implica diretamente no nível produtivo, torna-se necessário que as organizações priorizem a adoção de estratégias inovadoras e criativas, que possibilitem ao colaborador o poder de participação ativa nas decisões, dispensando atenção necessária à sua qualidade de vida no trabalho, disponibilizando aos mesmos um ambiente favorável. No ramo do ensino superior é convicto afirmar que a atenção para com o grau de comprometimento dos colaboradores, precisa ser sempre lembrada, uma vez que estes estão diretamente envolvidos com a formação de opinião. A partir deste entendimento, objetivou-se, através desta pesquisa de campo, avaliar o nível de comprometimento organizacional da equipe de funcionários da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Federal de Santa Maria. Para compreender tal fenômeno utilizou-se a metodologia da pesquisa de estudo exploratório com análise predominantemente qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário. Os resultados desta pesquisa demonstram que os servidores consultados encontram-se em ótimo grau de comprometimento, porém necessita-se buscar novas estratégias para continua-los comprometidos. Este estudo oferece sugestões para a continuação da pesquisa, possibilitando a valorização do capital humano no seu ambiente de trabalho.
Abstract Before playing of political, culture and social changes realized in the course of this century, the preoccupation surfaced between the organizations in they became more and more productive and competitive, in order that so they remained revitalized in an extremely limited market. Admitting the necessity of bigger allocations of financial resources and expressive technological investments, countless organizations set aside his essential tool for the success: the human being. Leaving from what the collaborator implicates straightly in the productive level, one makes necessary that the organizations the adoption of innovatory and creative strategies, which make possible to a collaborator the power of active participation in the decisions, dispensing necessary attention to his quality of life in the work, to same a favorable environment. In the branch of the superior teaching it is convinced to affirm that the attention for with the degree of compromising of the collaborators, it needs to be always remembered, as soon as these are straightly wrapped by the formation of opinion. From this understanding, the level of compromising aimed, through this field work, to value organizational of the team of officials of the Library Setorial of the Centre of Social and Human Sciences, of the Federal University of Santa Maria. To understand such a phenomenon there was used the methodology of the inquiry of study explorate with predominantly qualitative analysis, taking the questionnaire as a technique of collection of data. The results of this inquiry demonstrate that the consulted servants are in the best degree of compromising, however it is needed to look for new strategies in order that they to be still compromised. This study offers suggestions for the continuation of the inquiry, making possible the increase in value of the human capital in his environment of work.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71373
Arquivos Descrição Formato
000872489.pdf (435.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.