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As interações entre supervisores e professores em escola da Rede Municipal de Porto Alegre

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As interações entre supervisores e professores em escola da Rede Municipal de Porto Alegre

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Título As interações entre supervisores e professores em escola da Rede Municipal de Porto Alegre
Autor Santos, Sandra Jaqueline Salvador dos
Orientador Becker, Maria Luiza Rheingantz
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Comportamento recorrente
Educação social
Ensino público municipal
Interação
Piaget, Jean, 1896-1980
Porto Alegre (RS)
Prática pedagógica
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Supervisor escolar
Resumo Com o objetivo de desvelar como interagem supervisores e professores, e que fatores interferem nas trocas entre estes sujeitos enquanto trabalham em torno da proposta pedagógica, foi desenvolvida a pesquisa em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, no segundo semestre de 2004. Os dados coletados foram analisados principalmente a luz da teoria de Jean Piaget. Destacaram-se as preocupações dos supervisores e professores com os aspectos ligados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem e com a realidade social de seus educandos, como fatores que interferem nas trocas entre os sujeitos da pesquisa. Estes fatores eram manifestados pelos supervisores e professores através de Condutas Recorrentes, que segundo a teoria piagetiana apontaram para a possibilidade de qualificação da prática pedagógica mediante as interações entre os sujeitos, considerando as argumentações, contraargumentações, desafios, reflexões e questionamentos que aconteceram nas reuniões observadas. As Condutas Recorrentes, portanto, ganharam destaque como compensações ativas em busca de superação dos desequilíbrios que envolvem a prática pedagógica e que, por isso, possibilitam avanços individuais e coletivos, que tendem do egocentrismo à cooperação, potencializando assim a qualificação da ação educativa. De maneira geral tal pesquisa propõe a revisão de conceitos e abordagens fundamentais a partir da perspectiva sociológica da obra de Jean Piaget.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7139
Arquivos Descrição Formato
000539679.pdf (688.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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