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Fatores associados ao consumo regular de refrigerante não dietético em adultos de Pelotas, RS

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Fatores associados ao consumo regular de refrigerante não dietético em adultos de Pelotas, RS

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Título Fatores associados ao consumo regular de refrigerante não dietético em adultos de Pelotas, RS
Outro título Factors associated with regular non-diet soft drink intake among adults in Pelotas, Southern Brazil
Autor Rombaldi, Airton Jose
Neutzling, Marilda Borges
Silva, Marcelo Cozzensa da
Azevedo, Mário Renato
Hallal, Pedro Curi
Resumo OBJETIVO: Analisar fatores associados ao consumo regular de refrigerantes não dietéticos por adultos. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional com 972 adultos (20 a 69 anos) do município de Pelotas, RS, realizado em 2006. A freqüência de consumo nos 12 meses anteriores à pesquisa foi medida por meio da pergunta: “em geral desde o <Mês> do ano passado, quantas vezes tu tomaste refrigerante não dietético?”. As respostas categorizadas foram dicotomizadas para fins de análise. Foi considerado consumo regular de refrigerante não dietético a freqüência de cinco ou mais vezes por semana. A associação entre o desfecho e variáveis demográficas, socioeconômicas, comportamentais e nutricionais foi analisada pelo teste qui-quadrado para heterogeneidade e tendência linear e a análise multivariável foi realizada por meio de regressão de Poisson, com variância robusta. RESULTADOS: Cerca de um quinto da população adulta de Pelotas (20,4%) ingeria regularmente refrigerante não dietético. Indivíduos do sexo masculino (RP 1,50; IC95%: 1,20;2,00), fumantes atuais (RP 1,60; IC95%: 1,20;2,10) e que consumiam semanalmente lanches (RP 2,10; IC95%: 1,60;2,70) apresentaram maior prevalência de consumo de refrigerantes não dietéticos na análise ajustada. A análise estratificada por sexo mostrou que o consumo regular de frutas, legumes e verduras foi fator protetor ao consumo de refrigerantes entre mulheres (RP 0,50; IC95%: 0,30;0,90). CONCLUSÕES: A freqüência do consumo regular de refrigerantes não dietéticos na população adulta foi elevada, particularmente entre homens, jovens e fumantes.
Abstract OBJECTIVE: To assess factors associated with regular intake of non-diet soft drinks among adults. METHODS: Population-based cross-sectional study including 972 adults (aged 20 to 69) in the city of Pelotas, Southern Brazil, conducted in 2006. The frequency of non-diet soft drink intake in the 12 months prior to the study was evaluated by the question: “In general since last <month>, how many times did you have a non-diet soft drink?”. The answers were dichotomized for the analysis. Intake of non-diet soft drinks five times or more per week was considered regular intake. The association between the outcome and sociodemographic, behavioral and nutritional variables was tested using the chi-square test for heterogeneity and linear trend and a multivariate analysis was performed through Poisson regression with a robust variance. RESULTS: Approximately one in every five adults (20.4%) reported regular intake of non-diet soft drinks. Males (PR 1.50; 95%CI 1.20;2.00), smokers (RP 1.60; 95%CI 1.20;2.10) and those reporting weekly intake of snacks (PR 2.10; 95%CI 1.60;2.70) had higher prevalence of non-diet soft drink intake in the adjusted analysis. The analysis stratified by gender showed that in women regular intake of fruits and vegetables was protective against soft drinks consumption (PR 0.50; 95%CI 0.30;0.90). CONCLUSIONS: Regular intake of non-diet soft drinks among adults was high, particularly among men, young adults and smokers.
Contido em Revista de saúde pública. São Paulo. Vol. 45, n. 2 (abr. 2011), p. 382-390
Assunto Consumo de alimentos
Dieta
Inquéritos sobre dietas
Refrigerante
[en] Adult
[en] Cross-Sectional Studies
[en] Diet Surveys
[en] Food consumption
[en] Soft drinks
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/71446
Arquivos Descrição Formato
000827057.pdf (158.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000827057-02.pdf (119.1Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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