Repositório Digital

A- A A+

Arte contemporânea nas instituições culturais : uma abertura para o público

.

Arte contemporânea nas instituições culturais : uma abertura para o público

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arte contemporânea nas instituições culturais : uma abertura para o público
Autor Ellwanger, Giovana
Orientador Pereira, Marcelo de Andrade
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em pedagogia da arte.
Assunto Ação educativa
Arte contemporânea
Resumo A presente pesquisa objetiva analisar como centros culturais comunicam a arte contemporânea e seu sistema ao público frequentador. Como objeto de estudo, utiliza-se a instituição Santander Cultural Porto Alegre. O objetivo específico encontra-se no conhecimento das atividades e elementos do setor de Ação Educativa, compreendido como importante responsável pelo processo de comunicação entre arte contemporânea e público. Para desenvolvimento da pesquisa, foram analisados os Projetos Pedagógicos desenvolvidos pelo setor, bem como realizadas entrevistas com a coordenadora e mediadores permanentes que o atendem. Realizou-se também acompanhamento de duas visitas mediadas, com grupos de diferentes faixas etárias e participação de mediadores temporários da instituição. Os marcos referenciais da pesquisa são autores ligados à arte contemporânea (Anne Cauquelin, Michael Archer, Luciano Trigo) e autores ligados ao Sistema das Artes (Pierre Bourdieu e Raymonde Moulin). Também são abordados autores ligados a questões museais (Marília Xavier Cury, Jerôme Glicenstein, André Gob e Noémie Drouget). O estudo permite concluir que a instituição analisada desenvolve importante atividade de aproximação entre público e arte contemporânea através das atividades da ação educativa, que se desenvolvem com rigor metodológico e pesquisa constante. As ações de mediadores possuem papel essencial dentro deste sistema por promoverem os contatos com o público e por estimularem posturas diferenciadas do público em relação às obras.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/71651
Arquivos Descrição Formato
000879482.pdf (776.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.