Repositório Digital

A- A A+

Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianistica : três estudos de casos

.

Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianistica : três estudos de casos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianistica : três estudos de casos
Autor Freitas, Stefanie Grace Azevedo de
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Escuta
Modelagem
Performance musical : Piano
Piano : Estudo
Prática instrumental
Praticas interpretativas : Musica
[en] Critical listening
[en] Learning processes
[en] Modeling
[en] Piano practices
Resumo Neste trabalho discutimos três estudos de caso com o objetivo de investigar empiricamente a modelagem como ferramenta de estudo no desenvolvimento musical e pianístico de alunos do Bacharelado em Instrumento/Piano da UFRGS. Durante a pesquisa, cada um dos três participantes foi instruído a ouvir atentamente uma gravação de pianista de renome internacional como modelo a ser seguido. Na etapa da coleta de dados, os participantes realizaram três gravações de dois trechos contrastantes de uma obra do seu repertório e gravaram cinco entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseou-se nos relatos sobre as preocupações referentes aos trechos escolhidos, nas reflexões sobre os efeitos da modelagem, na observação das características de suas interpretações após a modelagem e na análise do andamento e da condução do tempo musical. Para isso, utilizamos o software Sonic Visualiser. A análise de dados juntamente com o conjunto de entrevistas individuais comprovam nossa hipótese de que a modelagem incrementa e amplia os recursos expressivos dos participantes, incentiva a autonomia e individualidade de suas interpretações e potencializa a audição crítica e a reflexão sobre processos de estudo.
Abstract This research presents three case studies aiming at empirically investigating modeling as a learning tool for the musical and pianistic development of undergraduate students. Each one of the three students was instructed to critically listen to the recording of a famous pianist as a model to be followed. Data collection combined three recording sessions of two contrasting excerpts already in the students repertoire and five semi- structured interviews. The analysis of the resulting data was based on individual reports concerning the selected musical segments as well as their reflection on learning processes in relation to the model, observations of interpretive characteristics after the modeling and analysis of timing and choices of musical tempo. The chosen software was Sonic Visualiser. Data analysis in combination with the sets of individual interviews confirmed our initial hypothesis that modeling increases and widens the their interpretations, potentiates critical listening and promotes reflection on learning processes.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/71790
Arquivos Descrição Formato
000879783.pdf (9.083Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.