Repositório Digital

A- A A+

Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre

.

Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
Autor Oliveira, Nara Souza de
Orientador Slomp, Paulo Francisco
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Escola
Novas tecnologias
Resumo Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71876
Arquivos Descrição Formato
000880288.pdf (439.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.