Repositório Digital

A- A A+

A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa

.

A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
Autor Silveira, Lígia Regina dos Passos
Orientador Slomp, Paulo Francisco
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Afetividade
Aprendizagem significativa
Relação professor-aluno
Resumo Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar e destacar a importância da relação professor-aluno como fator indiferente, dificultador ou facilitador do processo de ensino aprendizagem, compreender o conceito de afetividade e auto-estima, descrever a escola e a turma envolvida e observar a afetividade e auto-estima na relação entre professor-aluno na sala de aula. Buscou-se em obras educacionais e pedagógicas referência sobre o conceito de afetividade e auto-estima e sua influência no processo de aprendizagem. Além de uma pesquisa bibliográfica, também realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário. A afetividade está relacionada com o respeito mútuo entre professor e aluno, com a comunicação e a interação entre ambos e com a construção coletiva das regras e limites. A escola deve proporcionar um espaço de reflexão que leve em conta o aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, que não deveria dissociar-se da afetividade. O professor assume um papel fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Por meio da pesquisa realizada em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras dos jovens deixam claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e a amizade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71880
Arquivos Descrição Formato
000880305.pdf (401.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.