Repositório Digital

A- A A+

Histórias de vida e suas implicações pedagógicas : as possibilidades de relacionar histórias de vida e conteúdos formais da escola

.

Histórias de vida e suas implicações pedagógicas : as possibilidades de relacionar histórias de vida e conteúdos formais da escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Histórias de vida e suas implicações pedagógicas : as possibilidades de relacionar histórias de vida e conteúdos formais da escola
Autor Martins, Elsa Batista Pereira
Orientador Souza, Gláucia Regina Raposo de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação formal
Escola
História de vida
Resumo As experiências de vida e os saberes escolares devem caminhar juntos a fim de produzirem aprendizagens significativas para os alunos. O presente trabalho de conclusão faz uma análise do período de estágio onde a partir de um projeto de trabalho, cujo fio condutor foi a identidade dos alunos, serviu para articular e sistematizar os conteúdos formais da escola. Ainda que este tema esteja centrado nos conteúdos de Estudos Sociais, sua aplicação possibilitou uma ampliação para várias áreas do conhecimento, estendendo-se para as áreas de Linguagem, Artes, Matemática, Ciências e Tecnologia. Conhecer as histórias de vida dos alunos implica diretamente a participação dos pais, que são fontes orais de memória, que falam á criança de um tempo em que ela não se lembra. Para dar mais relevância à importância do papel dos pais nesse trabalho foi-lhes entregue um questionário através do qual puderam expressar seus sentimentos. Entretanto, não basta apenas conhecer as histórias de vida dos alunos, é preciso que, a partir delas, sejam produzidos novos conhecimentos, através da mediação do professor e da interação no trabalho em grupo, respeitando o plano de estudos do ano em curso. Para saber como os professores de séries iniciais encontram possibilidades de relacionar histórias de vida e conteúdos formais da escola, foi elaborado um questionário para vários educadores em diferentes realidades, com o objetivo de conhecer o que pensam sobre o tema estudado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71885
Arquivos Descrição Formato
000880045.pdf (480.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.