Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorKirsch, Marivani Briddipt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71896pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo abordar a questão do uso das mídias em prol da aprendizagem de alunos em séries iniciais da EJA. Um dos aspectos desta abordagem trata de como o professor está sendo preparado para atuar em sala de aula utilizando estes recursos, pois o que tem ocorrido é o empenho e comprometimento de alguns educadores, enquanto outros reclamam da falta de investimento por parte dos governos, secretarias de educação e equipes pedagógicas. Sabemos que é preciso o comprometimento de todos, mas o educador tem que estar disposto a mudar sua prática e compreender as novas gerações, o modo como se comunicam e como utilizam as mídias no seu dia a dia, para com o auxílio destas, incluir também os alunos que não possuem acesso a esses recursos fora da escola. O professor poderá ser um mediador desta relação entre o aluno da EJA e sua aquisição de saberes no campo tecnológico. O planejamento das aulas com o uso das mídias também é um fator importante para que se alcance os objetivos esperados, no caso a alfabetização destes alunos que não se restringe somente ao ato de decodificar códigos, mas em aprender sobre si e sobre o mundo,tornando-se um cidadão participativo com capacidade de avaliar os acontecimentos sociais criticamente e melhorar o meio onde vive. É preciso uma preparação para que todos, professores, alunos e comunidade escolar estejam cientes da utilidade das mídias na aprendizagem para que dêem a importância necessária, tendo em vista que hoje é quase impossível realizarmos as tarefas diárias sem o uso das novas tecnologias. Vejo como imprescindível a inclusão das mídias nas salas de aula auxiliando a aprendizagem e tornando nossos alunos mais autônomos. O uso das mídias na turma observada permitiu perceber a importância desta prática para o aprendizado em qualquer escola ou modalidade de ensino. Com a inclusão das mídias em sala de aula o professor mediador oportuniza um aprendizado que melhora a capacitação do aluno enquanto profissional. O uso das mídias em sala de aula ultrapassou os muros da escola e permitiu que os alunos sonhassem com novas possibilidades de trabalho e de oportunidades, como o caso pedreiro que passou a listar os materiais necessários para o trabalho orçado ou da senhora que passou a receber seu salário/aposentadoria sozinha. Eu entendi que é dever do educador formar cidadãos conscientes de sua realidade aptos a usarem sua voz em favor do desenvolvimento e transformação do meio em que vivem. Paulo Freire (2002) nos coloca que as relações são essencialmente humanas e estão incluídas nos processos educacionais “não há docência sem discência”, ele também coloca que ensinar é muito mais que transmitir conhecimento, é segundo ele criar possibilidade para os alunos construírem seu conhecimento de forma autônoma. Moran (2005) nos diz que “educar é chegar ao aluno por caminhos possíveis. O educador precisa estar atento às possibilidades dos alunos e não ficar atrelado aos seus limites.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleA influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880423pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples