Repositório Digital

A- A A+

A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica

.

A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica
Autor Kirsch, Marivani Briddi
Orientador Della Libera, Aline Lemos da Cunha
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Mídia
Projeto pedagógico
Resumo O presente trabalho tem por objetivo abordar a questão do uso das mídias em prol da aprendizagem de alunos em séries iniciais da EJA. Um dos aspectos desta abordagem trata de como o professor está sendo preparado para atuar em sala de aula utilizando estes recursos, pois o que tem ocorrido é o empenho e comprometimento de alguns educadores, enquanto outros reclamam da falta de investimento por parte dos governos, secretarias de educação e equipes pedagógicas. Sabemos que é preciso o comprometimento de todos, mas o educador tem que estar disposto a mudar sua prática e compreender as novas gerações, o modo como se comunicam e como utilizam as mídias no seu dia a dia, para com o auxílio destas, incluir também os alunos que não possuem acesso a esses recursos fora da escola. O professor poderá ser um mediador desta relação entre o aluno da EJA e sua aquisição de saberes no campo tecnológico. O planejamento das aulas com o uso das mídias também é um fator importante para que se alcance os objetivos esperados, no caso a alfabetização destes alunos que não se restringe somente ao ato de decodificar códigos, mas em aprender sobre si e sobre o mundo,tornando-se um cidadão participativo com capacidade de avaliar os acontecimentos sociais criticamente e melhorar o meio onde vive. É preciso uma preparação para que todos, professores, alunos e comunidade escolar estejam cientes da utilidade das mídias na aprendizagem para que dêem a importância necessária, tendo em vista que hoje é quase impossível realizarmos as tarefas diárias sem o uso das novas tecnologias. Vejo como imprescindível a inclusão das mídias nas salas de aula auxiliando a aprendizagem e tornando nossos alunos mais autônomos. O uso das mídias na turma observada permitiu perceber a importância desta prática para o aprendizado em qualquer escola ou modalidade de ensino. Com a inclusão das mídias em sala de aula o professor mediador oportuniza um aprendizado que melhora a capacitação do aluno enquanto profissional. O uso das mídias em sala de aula ultrapassou os muros da escola e permitiu que os alunos sonhassem com novas possibilidades de trabalho e de oportunidades, como o caso pedreiro que passou a listar os materiais necessários para o trabalho orçado ou da senhora que passou a receber seu salário/aposentadoria sozinha. Eu entendi que é dever do educador formar cidadãos conscientes de sua realidade aptos a usarem sua voz em favor do desenvolvimento e transformação do meio em que vivem. Paulo Freire (2002) nos coloca que as relações são essencialmente humanas e estão incluídas nos processos educacionais “não há docência sem discência”, ele também coloca que ensinar é muito mais que transmitir conhecimento, é segundo ele criar possibilidade para os alunos construírem seu conhecimento de forma autônoma. Moran (2005) nos diz que “educar é chegar ao aluno por caminhos possíveis. O educador precisa estar atento às possibilidades dos alunos e não ficar atrelado aos seus limites.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71896
Arquivos Descrição Formato
000880423.pdf (657.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.