Repositório Digital

A- A A+

A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica

.

A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência das mídias na educação de jovens e adultos e a prática pedagógica
Autor Kirsch, Marivani Briddi
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Mídia
Projeto pedagógico
Resumo O presente trabalho tem por objetivo abordar a questão do uso das mídias em prol da aprendizagem de alunos em séries iniciais da EJA. Um dos aspectos desta abordagem trata de como o professor está sendo preparado para atuar em sala de aula utilizando estes recursos, pois o que tem ocorrido é o empenho e comprometimento de alguns educadores, enquanto outros reclamam da falta de investimento por parte dos governos, secretarias de educação e equipes pedagógicas. Sabemos que é preciso o comprometimento de todos, mas o educador tem que estar disposto a mudar sua prática e compreender as novas gerações, o modo como se comunicam e como utilizam as mídias no seu dia a dia, para com o auxílio destas, incluir também os alunos que não possuem acesso a esses recursos fora da escola. O professor poderá ser um mediador desta relação entre o aluno da EJA e sua aquisição de saberes no campo tecnológico. O planejamento das aulas com o uso das mídias também é um fator importante para que se alcance os objetivos esperados, no caso a alfabetização destes alunos que não se restringe somente ao ato de decodificar códigos, mas em aprender sobre si e sobre o mundo,tornando-se um cidadão participativo com capacidade de avaliar os acontecimentos sociais criticamente e melhorar o meio onde vive. É preciso uma preparação para que todos, professores, alunos e comunidade escolar estejam cientes da utilidade das mídias na aprendizagem para que dêem a importância necessária, tendo em vista que hoje é quase impossível realizarmos as tarefas diárias sem o uso das novas tecnologias. Vejo como imprescindível a inclusão das mídias nas salas de aula auxiliando a aprendizagem e tornando nossos alunos mais autônomos. O uso das mídias na turma observada permitiu perceber a importância desta prática para o aprendizado em qualquer escola ou modalidade de ensino. Com a inclusão das mídias em sala de aula o professor mediador oportuniza um aprendizado que melhora a capacitação do aluno enquanto profissional. O uso das mídias em sala de aula ultrapassou os muros da escola e permitiu que os alunos sonhassem com novas possibilidades de trabalho e de oportunidades, como o caso pedreiro que passou a listar os materiais necessários para o trabalho orçado ou da senhora que passou a receber seu salário/aposentadoria sozinha. Eu entendi que é dever do educador formar cidadãos conscientes de sua realidade aptos a usarem sua voz em favor do desenvolvimento e transformação do meio em que vivem. Paulo Freire (2002) nos coloca que as relações são essencialmente humanas e estão incluídas nos processos educacionais “não há docência sem discência”, ele também coloca que ensinar é muito mais que transmitir conhecimento, é segundo ele criar possibilidade para os alunos construírem seu conhecimento de forma autônoma. Moran (2005) nos diz que “educar é chegar ao aluno por caminhos possíveis. O educador precisa estar atento às possibilidades dos alunos e não ficar atrelado aos seus limites.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71896
Arquivos Descrição Formato
000880423.pdf (657.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.