Repositório Digital

A- A A+

A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal

.

A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
Autor Loch, Evanice Schnath Mendes
Orientador Real, Luciane Magalhães Corte
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino público municipal
Laboratório pedagógico
Literatura infantil
Resumo O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/71904
Arquivos Descrição Formato
000880458.pdf (1.312Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.