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dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Luciana Mattept_BR
dc.date.accessioned2013-06-06T01:44:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72220pt_BR
dc.description.abstractA motivação é a força propulsora por trás das ações de um individuo. É uma força interior que se modifica durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de uma pessoa. As teorias motivacionais dizem que o individuo busca a satisfação de suas necessidades, e essas necessidades são o fator motivador. Nessa aspecto, o trabalho tem papel fundamental, pois é através das relações na empresa, que o individuo vai satisfazer grande parte de suas necessidades, por exemplo, estima, convivio com outras pessoas, remuneração, reconhecimento, entre outras. Este trabalho busca analisar os fatores de motivação dos funcionários da agência do Banco Alfa na cidade de Ijuí – RS. A pesquisa foi realizada com 21 funcionários da agência Ijuí, através de questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das teorias motivacionais, tais como Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, Teoria da Existência Relacionamento e Crescimento (ERG) de Alderfer, Teoria XY de Douglas McGregor, Teoria da motivação – higiene de Frederick Herzberg, Teoria das Expectativas de Victor Vroom e Teoria da Equidade de Stacy Adams. A partir dos resultados coletados nos questionários verificou-se que os funcionários da agencia estudada possuem um bom nível de motivação, pois em suas respostas foram identificados fatores com satisfação no trabalho, reconhecimento por parte de colegas e superiores, vontade de crescimento na empresa, valorização. Também a remuneração foi considerada satisfatória pela maioria. Ao mesmo tempo percebeu-se certa dificuldade de comunicação, através das questões relacionadas a participação nas decisões de trabalho, canal de comunicação aberto entre funcionários e superiores. Portanto foram colocadas algumas sugestões para melhoria no dia a dia da agência, tais como reuniões com a participação de todos, tomadas de decisões de forma transparente e comunicadas tempestivamente os funcionários, critérios claros de decisões.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.titleMotivação : estudo de caso em uma agência do Banco Alfapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Shalimarpt_BR
dc.identifier.nrb000883155pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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