Repositório Digital

A- A A+

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a carreira docente em Ciências Biológicas

.

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a carreira docente em Ciências Biológicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a carreira docente em Ciências Biológicas
Autor Silva, Michele Silveira da
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ciências biológicas
Formação de professores
Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado em 2007 com o objetivo de incentivar a procura dos graduandos pela carreira docente, aliado ao incremento da educação básica. Para isso os alunos da graduação são inseridos nas escolas, formando uma dupla-mão de conhecimento entre a academia e o ensino básico. Com isso, o objetivo deste trabalho é descobrir se o PIBID realmente está sendo efetivo em suas atividades para os bolsistas, ou seja, se eles continuam na carreira docente. Para tanto foram elaboradas questionários para entrevistas, que seriam acompanhadas por visitas aos projetos da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Paraná além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por falta de verba financeira as viagens foram canceladas e os questionários, reformulados, respondidos por correio eletrônico. A partir das respostas dos participantes foram criadas sete categorias, compostas por várias perguntas diferentes: entrada e saída do PIBID, convivência dos bolsistas com os participantes do PIBID, formas de atuação, influência do PIBID na carreira docente, aprendizagem extra-acadêmica, fatores motivacionais e fatores negativos. Além disso, foram analisados separadamente estudos de caso de alguns bolsistas em especial. A partir das respostas concluímos que o programa está sendo efetivo, mas possui várias pequenas falhas a serem melhoradas e seu fator motivacional predominante é a relação próxima dos bolsistas com os alunos que ele propicia. Além de influenciar a carreira docente do bolsista, o programa também proporciona aprendizagens que podem ser levadas à qualquer área de atuação profissional e pessoal do participante.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72342
Arquivos Descrição Formato
000873149.pdf (617.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.