Repositório Digital

A- A A+

Avaliação e monitoramento em projetos de Educação Ambiental : processo em constante revisão e aprimoramento

.

Avaliação e monitoramento em projetos de Educação Ambiental : processo em constante revisão e aprimoramento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação e monitoramento em projetos de Educação Ambiental : processo em constante revisão e aprimoramento
Autor Ximenes, Simone Sousa Freitas
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Educação ambiental
Resumo Esse trabalho aborda a importância da avaliação e monitoramento de projetos de educação ambiental. Refere-se à análise dos relatórios avaliativos, que fazem parte do plano de monitoramento da Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica, programa contínuo de educação ambiental do Instituto Curicaca, que envolve comunidades do entorno de unidades de conservação. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os relatórios avaliativos de 2011, que foram elaborados no final de cada encontro de educação ambiental, visando identificar as diferentes percepções, descrições, discursos contidos nesses documentos, buscando, a partir dessa análise, avaliar as potencialidades e possíveis fragilidades desse instrumento de monitoramento e propor melhorias para sua efetividade. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, seguindo os princípios do estudo de caso. Nesses relatórios são analisados o desenvolvimento, com cada grupo, das atividades realizadas, uma descrição geral do comportamento e capacidade crítica do grupo e participação dos professores. Verificou-se a complexidade de análise desses documentos devido a quantidade e diversidade de informação. A partir da compilação dos dados em tabelas de avaliação foi possível analisar as atividades de acordo com os seus objetivos e relevância para cada turma, a relação de motivação das turmas em cada encontro e a importância do envolvimento dos professores. Dessa forma a revisão e consulta se torna mais rápida. Sugere-se uma revisão desse instrumento para que ele se torne mais objetivo para ser produzido e revisado, mantendo as informações mais relevantes e os indicadores de avaliação claros para todos os envolvidos. Na analise do texto dos documentos foi possível identificar resultados importantes em relação ao comportamento e capacidade crítica dos alunos, envolvimento ativo de alguns professores e grandes aprendizados para a equipe, além da reflexão sobre desafios que devem ser repensados na continuidade do projeto. Dessa forma, o instrumento avaliativo levantou informações muito importantes para o processo e a partir da reflexão levou a alguns aprimoramentos ao longo do desenvolvimento dos encontros. Entretanto, considera-se que ele pode ser elaborado de modo mais dinâmico ou sintético para permitir consultas mais rápidas pela equipe, visando facilitar cada nova atividade relacionada às formações em Educação Ambiental da ONG Curicaca.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72431
Arquivos Descrição Formato
000884200.pdf (2.446Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.