Repositório Digital

A- A A+

Adolescentes na EJA

.

Adolescentes na EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adolescentes na EJA
Autor Silva, Rosângela Piva da
Orientador Craidy, Carmem Maria
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Assunto Adolescente
Educação de jovens e adultos
Resumo O presente trabalho pretende tratar sobre o porque os jovens matriculam-se na Educação de Jovens e Adultos – EJA, quais os motivos que os levaram a frequentar esta modalidade de ensino. Para realizar esta pesquisa foi aplicado um questionário com 30 alunos de duas escolas estaduais da cidade de Cachoeirinha, do estado do Rio Grande do Sul, ambas em bairros afastados do centro da cidade com uma clientela de baixa renda sendo a maioria trabalhadores no mercado informal. Foi realizada entrevistas e observação do cotidiano destes jovens dentro do ambiente escolar. Os alunos que responderam ao questionário frequentam a Totalidade TIII e TIV, no esboço dos gráficos foram colocados como Turma A que correspondem a Escola Estadual de Ensino Médio Neuza Goulart Brizola, localizada no bairro Granja Esperança e a Turma B que corresponde a Escola Estadual do Ensino Médio Francisco José Rodrigues localizada no bairro Vista Alegre. O referencial teórico que embasou a pesquisa foram os autores, Carmem Brunel, Bernard Charlot e Paulo Freire.O que levou – me a realizar esta pesquisa foi a experiência como professora atuante na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA, há treze anos, percebendo que estamos recebendo cada vez mais alunos jovens, entre 15 a 17 anos, em nossas escolas. Fenômeno este que caracteriza uma sociedade hoje despreparada para lidar com situações de vulnerabilidade social o que acaba por excluir estes jovens muito cedo do diurno. Os mesmos sendo encaminhados involuntariamente a Educação de Jovens e Adultos o que se soma ao com desejo de conclusão em curto prazo, muitas vezes desprezando o prazer pelo ato do saber e da cultura.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/72595
Arquivos Descrição Formato
000883989.pdf (1.825Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.