Digital Repository

A- A A+

Comparações entre EJA e ensino regular

DSpace/Manakin Repository

Comparações entre EJA e ensino regular

Show full item record

Statistics

Title Comparações entre EJA e ensino regular
Author Farias, Patrício Leandro Dias
Advisor Fonseca, Laura Souza
Date 2012
Level Specialization
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Subject Educação de jovens e adultos
Ensino regular
Abstract in Portuguese Desde muito tempo, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é encarada de diferentes formas por muitos (seja por alunos, professores, funcionários e interessados. Formas essas que podem ser: a EJA é uma miniatura do Ensino Regular oferecido a crianças e adolescentes; é uma compensação; é “IrRegular”, em oposição à expressão “Ensino Regular” ou é uma mera preenchedora de lacunas do seu alunado. Mas ao pesquisarmos mais aprofundadamente tais perspectivas, podemos constatar que tanto o Ensino Regular quanto a Educação de Jovens e Adultos têm características similares e distintas nos seus variados aspectos, que vão da regulamentação, público atendido, condições econômicas e socioculturais dos sujeitos e ao formato. Para realização da pesquisa sobre a EJA e o Ensino Regular foi empregada a pesquisa bibliográfica da Constituição Federal de 1988 (CF), da CNE – CEB. Parecer nº. 11/200 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000 e da LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Iniciou-se o trabalho com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de reunir as legislações específicas ao assunto tratado. E ao aprofundarmos, mais ainda, a pesquisa nos três documentos selecionados percebe-se que as comparações não estão restritas às estruturas e ao público atendido, mas vai muito mais além, chegando à ideologia utilizada na elaboração de suas legislações.
Type Work completion of specialization
URI http://hdl.handle.net/10183/72700
Files Description Format View
000884746.pdf (470.6Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.