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Avaliação de um projeto social para crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias

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Avaliação de um projeto social para crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias

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Título Avaliação de um projeto social para crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias
Autor Finkler, Lirene
Orientador Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Data 2011
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Adolescente
Avaliação de programas
Criança
Meninos de rua
Programas sociais
[en] Evaluation
[en] Homelessness
[en] Public policies
[en] Social programs
Resumo Esta tese teve como objetivo avaliar o Serviço Ação Rua, responsável pela abordagem e acompanhamento a crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias na cidade de Porto Alegre, Brasil. A organização metodológica é qualitativa, através de Estudo de Caso Único, com Unidades de Análise Incorporadas, abarcando o período de 2007 a 2009. Foram realizados cinco estudos: análise documental, que avaliou qualitativamente o processo de implantação e analisou dados quali-quantitativos; e quatro estudos que analisaram, a partir da realização de grupos focais, a percepção de adolescentes e famílias atendidas, trabalhadores sociais e gestores do Serviço. A partir da literatura sobre avaliação de programas e projetos sociais, e sobre intervenções em situação de rua, foram constituídos os referenciais de base que sustentam as análises, destacando-se o apoio social e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. O conjunto dos resultados originados nas unidades de análise incorporadas foi sintetizado em quatro eixos emergentes na avaliação do Caso Ação Rua: intervenção, relação em rede, modo de gestão e intersetorialidade. Destaca-se a relevância das relações proximais na implementação da intervenção, do estabelecimento de uma rede de apoio, de um modelo consistente de cooperação entre a sociedade civil e governo e da articulação com as políticas públicas do macrossistema. As experiências de transformação do serviço descritas neste estudo podem contribuir para a construção das políticas públicas para a situação de rua e risco social.
Abstract This thesis aimed to evaluate the Action Street Program (Serviço Ação Rua), responsible for approaching and monitoring homeless children and adolescents, as well as their families, in the city of Porto Alegre, Brasil. A qualitative methodology, through Single Case Study with Embedded Units of Analysis, covering the period from 2007 to 2009 was used. Five studies were conducted: a document analysis, which evaluated the implantation process qualitatively and analyzed qualitative and quantitative data; and four studies analyzed the perceptions of adolescents, families, social workers and service managers, through focus groups. Theoretical background comes from literature on the evaluation of both social programs and projects and interventions designed for homeless children, in which social support and bioecological theory of human development are highlighted. The overall results were synthesized into four emerging axes in the evaluation of the Street Action Case: intervention, network connection, management and intersectoral cooperation. The following items are emphasized: the relevance of the proximal processes on the intervention level, the establishment of a social support network, a consistent model of cooperation among civil society and the liaison with government and public policies in the macrosystem. The transformation experiences of the service described in this study can contribute to the construction of public policies for homelessness and social risk situation.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/72792
Arquivos Descrição Formato
000884116.pdf (2.508Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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