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Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal

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Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal

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Título Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
Autor Rayer, Angela
Orientador Pedrozo, Eugenio Avila
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Banco
Logística reversa
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade empresarial
Resumo A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está cada vez mais presente na administração das organizações, que estão aplicando estas práticas no seu dia a dia. A Caixa Econômica Federal, entre tantas outras ações, implantou em nível nacional um programa de RSE, denominado Programa 5R (Reciclar, Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar), delegando às agencias a implantação e acompanhamento do programa. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar mudanças no consumo e a percepção da compreensão e engajamento dos empregados sobre a Responsabilidade Social Empresarial da CAIXA, de forma mais ampla e, de forma mais estrita, o seu Programa 5R, quando da implementação do mesmo em uma agência específica. Para isso, foram levantados dados na Agência Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre, de consumo de papel A4, copos descartáveis e energia elétrica e, adicionalmente, foram coletadas as opiniões dos funcionários da agência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, usando-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A pesquisa identificou que os empregados percebem a Gestão Ambiental praticada pela empresa e consideram que os cursos e treinamentos oferecidos à distância pela Universidade Corporativa Caixa são satisfatórios, mas também a maioria obteve informação sobre o assunto vinda de outras fontes. A pesquisa constatou que os empregados compreenderam o significado e objetivo do programa proposto pela empresa e participaram da ação proposta. Este resultado pôde ser comprovado através da análise da evolução dos dados de consumo. Entretanto foi identificado um fato curioso, apesar de compreenderem o assunto em questão, de perceberem hábitos e atitudes em suas agências em desacordo com a ação proposta, a grande maioria dos empregados é omissa no momento de sugerir ações de mudança aos seus superiores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/73021
Arquivos Descrição Formato
000891475.pdf (952.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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