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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Lucas Lippert Iochpe Reichmannpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-23T01:46:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77274pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é proposto um meio de interação gestual aplicável ao sensor de movimentos Kinect para ser utilizado por um jogo eletrônico educativo que foca o ensino da mistura de cores (utilizando o modelo subtrativo) para o público infantil. Os gestos estudados tem como objetivo otimizar o controle da movimentação de um objeto no interior de uma superfície tubular de forma a tornar o mais intuitivo possível (e sem oferecer limitações) a seleção de outros objetos presentes nessa estrutura. O método de ensino do jogo também é estudado para um aprendizado mais produtivo. Para a contextualização da proposta, também são apresentados: trabalhos relacionados aos temas propostos (jogos utilizando o Kinect e jogos eletrônicos educativos), etapas do desenvolvimento do jogo e sua arquitetura final, assim como experimentos com usuários a fim de provar sua usabilidade. Embora não tenha sido possível provar a eficácia no método de ensino aplicado, o jogo demonstrou ser envolvente e adequado para o público infantil.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we propose an interaction technique based on gestures to be used in an educational electronic game. The game focus is to teach the mix of colors (using the subtractive color model) to children. Interaction is provided using Microsoft Kinect motion sensor. The gestures proposed aim to optimize the control of the movement of two objects that move around a tubular surface. The interactive solution was conceived to be as intuitive as possible (and without any movement limitation). The teaching method used in the game is also studied, with the objective to improve learning productiveness. In order to contextualize the proposal, this text also presents: related works on the themes proposed (games making use of Kinect and educational video games); the stages of our game development and its final architecture; and also the experiments with users we have conducted in order to verify its usability. Although it was not possible to prove the effectiveness of the teaching method applied, the game proved to be engaging and appropriate for children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectKinecten
dc.subjectEducational electronic gamesen
dc.subjectRelacao homem-maquinapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectVideo gamesen
dc.titleInteração gestual em jogos educativos utilizando o sensor de movimentos Kinectpt_BR
dc.title.alternativeGestural interaction in educational games using the Kinect motion sensor en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000896275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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