Repositório Digital

A- A A+

Análise da qualidade de vida no trabalho em uma agência bancária

.

Análise da qualidade de vida no trabalho em uma agência bancária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da qualidade de vida no trabalho em uma agência bancária
Autor Santos, Fabio Augusto Galvão dos
Orientador Costa, Silvia Generali da
Co-orientador Silva, Flavia Pereira da
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Setor bancário
Resumo A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido tema de relevada importância na gestão administrativa das empresas por considerar fundamental a satisfação do funcionário no seu ambiente de trabalho, nas relações profissionais, pessoais e sociais do mesmo, refletindo maior produtividade e qualidade no trabalho. A Qualidade de Vida no trabalho passou a ser ponto estratégico para obtenção de valor para a empresa, considerando a opinião de todos colaboradores, pelo consumidor e pela sociedade, refletindo aspectos positivos no trabalho, na qualidade dos produtos ou serviços e pelo significado que esta ação proporciona na responsabilidade social que a empresa deve assumir. O objetivo deste trabalho foi apresentar conceitos sobre Qualidade de Vida no Trabalho, analisando, a partir de problema verificado no trabalho bancário em agência de determinada instituição financeira de grande porte, de que forma o programa de Qualidade Vida no Trabalho da organização está sendo compreendido e aproveitado pelos funcionários e, principalmente, quais são os fatores de insatisfação dos mesmos em relação ao programa QVT que a empresa oferece. Foi realizado um estudo de caso com o método de pesquisa qualitativa (quali-quanti) por meio de questionário aplicado aos funcionários da agência, visando identificar variáveis que possam esclarecer o comportamento apurado. A base teórica para direcionamento deste trabalho está amparada nos conceitos e citações de autores sobre o tema abordado, cujas pesquisas científicas são norteadoras no desenvolvimento de análises, novas pesquisas e informações sobre o assunto Qualidade de Vida no Trabalho. O resultado obtido foi a identificação da variável geradora de insatisfação no trabalho, compreendida como aspecto não contemplado no programa de QVT, resultante da combinação de outras variáveis de qualidade de Vida no Trabalho compreendidas pelos funcionários como inexistentes ou precariamente atendidas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77389
Arquivos Descrição Formato
000879892.pdf (212.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.