Repositório Digital

A- A A+

Estrutura de capital e forma de financiamento de pequenas empresas que fazem parte da carteira do Banco do Brasil

.

Estrutura de capital e forma de financiamento de pequenas empresas que fazem parte da carteira do Banco do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estrutura de capital e forma de financiamento de pequenas empresas que fazem parte da carteira do Banco do Brasil
Autor Aguirre, Jaira Ribeiro
Orientador Procianoy, Jairo Laser
Co-orientador Grings, Ricardo
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Administração financeira
Estrutura de capital
Resumo As decisões que envolvem investimentos a serem realizados e a estrutura ótima de capital são de grande importância para a implementação de estratégias de crescimento e desenvolvimento das empresas, inclusive as de pequeno porte. O presente trabalho averiguou, através da entrevista, a forma como cinco empresas, de pequeno porte, clientes do Banco do Brasil da agência Moinhos de Vento, que operam em Porto Alegre (RS), fazem a gestão da estrutura de capitais e tomam decisões de financiamento e de endividamento. Constatou-se que as empresas que apresentam melhores resultados são as que têm conhecimento da área financeira, planejam suas atividades e possuem eficiente gestão do endividamento e da estrutura de capitais, com prazos e operações adequadas. Além disso, sua estrutura de capitais têm relativa semelhança com a Trade off theory ou a Pecking Order theory, haja vista o porte das empresas . Enquanto que as empresas que não se utilizam dessas práticas operam com oportunismo e sem planejamento financeiro. As mesmas apresentam risco mais elevado, resultados deficitários e dificuldades no acesso ao crédito. Concluindo não haver uma ótima estrutura de capitais para as empresas estudadas. Porém fatores importantes devem ser considerados, visando maximização dos lucros e a sobrevivência da Empresa, tais como a gestão do endividamento, a adequação dos prazos dos empréstimos e a formação na área financeira dos gestores, entre outros.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77419
Arquivos Descrição Formato
000894333.pdf (414.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.