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Qualidade de vida no trabalho do bancário em uma agência da cidade de Curitiba PR

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Qualidade de vida no trabalho do bancário em uma agência da cidade de Curitiba PR

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Título Qualidade de vida no trabalho do bancário em uma agência da cidade de Curitiba PR
Autor Morais, Gisele Aparecida de
Orientador Costa, Pedro
Co-orientador Griza, Anne
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Resumo O presente estudo teve como objetivo avaliar as ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) praticadas na agência Santa Felicidade – Curitiba PR, de acordo com a visão dos funcionários. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as práticas de QVT e quais são seus reflexos no dia a dia dos funcionários pesquisados. Os objetivos específicos foram relacionar os fatores positivos e negativos que afetam sua qualidade de vida, identificar quais são as ações que fazem parte do programa QVT e qual o nível de percepção dos funcionários da agência, e por fim, analisar de que forma estas ações são colocadas em prática. Para que os objetivos fossem atendidos, foi aplicado um questionário onde os pesquisados responderam perguntas sobre seu perfil, satisfação com o trabalho desempenhado, sua qualificação profissional, perspectivas de crescimento na empresa, sendo um ponto bastante relevante o que se tratava dos fatores que influenciam sua qualidade de vida, tanto positivos quanto negativos. Os pesquisados também responderam questões sobre o programa QVT do banco, qual seu nível de conhecimento, quais são as ações praticadas na agência que eles consideram como parte do programa, como é sua participação e quais são os efeitos percebidos, bem como sugeriram melhorias para uma maior efetividade. Através da análise dos dados foi possível detectar os pontos mais relevantes quando se trata qualidade de vida no trabalho, relacionando-os com as teorias pesquisadas e também com a realidade da agência. O Banco Sustento divulga diversas ações que fazem parte de seu programa QVT, porém, na prática, poucos aspectos são percebidos pelos funcionários que participaram da pesquisa. Os funcionários citaram vários efeitos proporcionados pelas ações de QVT da agência, mas estes não ocupam um lugar tão importante em sua avaliação sobre o que pode contribuir para sua qualidade de vida e o que a prejudica, ou seja, as ações de QVT são percebidas por eles, mas são mais vistas como medidas paliativas e compensatórias dos aspectos negativos do trabalho, mas não os evita. Através deste estudo foi possível ter um parecer do funcionamento do programa para esse determinado grupo, o resultado pode proporcionar melhorias e maior assertividade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77446
Arquivos Descrição Formato
000892777.pdf (935.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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