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Composto comunicacional para empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais

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Composto comunicacional para empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais

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Título Composto comunicacional para empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais
Autor Santos, Luis Roberto Carpes dos
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Co-orientador Esteves, Priscila Silva
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Comunicação
Empreendedorismo
Resumo Nos últimos anos o governo federal, através de leis, proporcionou a migração de vários profissionais que atuavam na economia informal a buscarem o caminho da formalidade, se registrando como empreendedores individuais, tendo assim direito a previdência social e outros benefícios. Com as medidas tomadas pelo governo, em maio de 2011, já foram contabilizados mais de um milhão de novos empreendedores, confirmando que medidas burocráticas simplificadas e com uma carga tributária aceitável são um forte incentivo para busca da formalização da atividade, acirrando cada vez mais a busca para ser conhecido pelo mercado por estes novos empreendedores. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise da utilização do composto comunicacional pelos empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais, identificando as ferramentas que mais têm dado efeito para estes empreendedores atingirem seu público-alvo. Para a pesquisa a ser realizada será empregado o método de pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas em profundidade, aplicada a um grupo de empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais, para buscar conhecer quais as ferramentas, do composto comunicacional, mais utilizadas por eles para fazer a sua divulgação. Após a coleta dos dados, através das entrevistas, foi efetuada a análise do conteúdo. A partir das informações obtidas nas entrevistas, foi possível estabelecer categorias de análise, sendo elas: motivos para utilizar as ferramentas do composto comunicacional, ferramentas que não dão o retorno esperado, ferramentas que atingem o público, tipo de público atingido. A partir destas categorias, pôdese fazer uma análise significativa do material coletado. O trabalho pretendeu através dos resultados da pesquisa analisar as ferramentas mais indicadas para divulgação dos serviços destes profissionais, as ferramentas mais utilizadas e as novas possibilidades de utilização do composto comunicacional. O principal resultado deste trabalho foi o de que o uso conjunto de ferramentas como propaganda impressa, site, blog, redes sociais, e o evento realizado são algumas das citadas pelos entrevistados para divulgação dos serviços do empreendedor individual, que atingem o público. O resultado desse trabalho espera servir de subsídio para quem está no mercado e para quem vai ingressar nele.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/77520
Arquivos Descrição Formato
000895882.pdf (141.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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