Repositório Digital

A- A A+

Traição e poder : um estudo sobre o conceito de lesa-majestade em Castela medieval

.

Traição e poder : um estudo sobre o conceito de lesa-majestade em Castela medieval

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Traição e poder : um estudo sobre o conceito de lesa-majestade em Castela medieval
Autor Souza, Luciane Chiesa de
Orientador Macedo, José Rivair
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto História
Resumo O objeto desta pesquisa é o conceito de traição presente nas Siete Partidas, um código jurídico redigido na segunda metade do século XIII e atribuído ao rei castelhano Afonso X. Este conceito constitui uma reelaboração do conceito castelhano-leonês de traição e do conceito romano de lesa-majestade. Na presente pesquisa se analisa o conceito e se examina a concepção política do século XIII e do rei Afonso X a fim de descobrir as razões e o significado da reelaboração.
Résumé L’objet de cette recherche est le concept de trahison présent dans les Siete Partidas, un code juridique rédigé dans la deuxième moitié du XIIIe siècle et attribué au roi castillan Alphonse X. Ce concept constitue une réélaboration du concept castillan-leonais de trahison et du concept romain de lèse-majesté. Dans la présente recherche on analyse le concept et on examine la conception politique du XIIIe siècle et du roi Alphonse X afin de decouvrir les raisons et la signification de la réélaboration.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77821
Arquivos Descrição Formato
000330665.pdf (1.400Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.