Repositório Digital

A- A A+

O self semiótico : desenvolvimento interpretativo da identidade como um processo dramático

.

O self semiótico : desenvolvimento interpretativo da identidade como um processo dramático

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O self semiótico : desenvolvimento interpretativo da identidade como um processo dramático
Autor Garra, Mariela Susana Michel
Orientador Gomes, William Barbosa
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento.
Assunto Autoconsciência
Identidade
Psicodrama
Self (Filosofia)
Semiótica
Resumo Recorre-se à teoria semiótica de C. S. Peirce e ao psicodrama de J. L. Moreno para demonstrar a distinção conceptual entre self (processo reflexivo) e identidades (papéis internos). A tese divide-se em cinco estudos. O primeiro, sobre autoconsciência e mediação sígnica, conclui que a semiótica triádica permite estudar o desenvolvimento psicológico incluindo aspectos não verbais. O segundo, sobre o problema da unidade/diversidade identitária, conclui que o self é um processo semiótico triádico que integra identidades particulares como interpretantes. O terceiro aborda empiricamente a conversação ou drama interno recolhido por técnicas psicodramáticas usando as categorias fenomenológicas e conclui que a auto-contradição promove a reflexividade. O quarto trata da mudança e da permanência identitárias como efeito da causalidade final e explica a autonomia pelo diálogo interno com a alteridade. O quinto propõe o método psicodramático para estudar as identidades particulares experimentadas como personagens internos e o self como identidade supra-ordenada desenvolvimental interpretativa.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/7783
Arquivos Descrição Formato
000556836.pdf (1.005Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.