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Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres

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Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres

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Título Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
Autor Prediger, Juliana
Orientador Silva, Rosane Azevedo Neves da
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Atuação do psicólogo
Educação profissional
Psicologia escolar
[en] Federal institutions
[en] Professional
[en] School psychology
[en] Scientific and technological education
Resumo Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar.
Abstract Nowadays, we live in Brazil a massive increment of professional, scientific and technological education, especially represented by Federal Institutions. This increment predicts, besides the chain's expansion, creating hundreds of new unities, also a great investment of financial resources and hiring of thousands of professionals. Therefore, the number of psychologists starting to work on the professional education is increasing. Besides a moment of expansion, the professional education is also being re-thought, taking the shape of a public policy, predicting the vocational training of sectors historically marked by social and economics disadvantages. This paper searches especially to know the dialogue that is happening between these objectives put currently to the professional education with the psychologists practices in these institutions. We draw one intervention-research that was build a chain between some acting psychologists in the professional education and that put themselves available to start the construction of this debate installed in one room between Professional Education's concepts and School Psychology.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/77886
Arquivos Descrição Formato
000758420.pdf (494.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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