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dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorZinn, Vanise Cristinept_BR
dc.date.accessioned2013-09-25T02:22:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78335pt_BR
dc.description.abstractNum ambiente onde não há muita alternativa para diferenciação de portfólio de produtos e serviços, como nas instituições bancárias, a empresa que quer se destacar e promover a satisfação dos clientes deve priorizar o bom atendimento. Este, por sua vez, ocorre quando a empresa possui funcionários motivados, informados e engajados com os objetivos e metas da empresa. Bons programas de comunicação e campanhas de marketing interno, endomarketing, são capazes de atingir todos os funcionários, de linha de frente ou não, e fazer com que todos priorizem o cliente na realização de seu trabalho. Partindo desta premissa, este trabalho realizou um estudo com os funcionários de uma agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo um levantamento de como eles avaliam as ferramentas de comunicação interna e endomarketing do banco. Com as análises, pode-se verificar que as opiniões destoam fortemente entre os diferentes setores do grupo estudado. De uma maneira ampla, os colaboradores apreciam os canais de comunicação existentes, entretanto acreditam ser insuficientes pelo grande número de informações e atualizações necessárias.pt_BR
dc.description.abstractIn an environment where there is not much alternative to differentiation portfolio of products and services such as banking institutions, the company that wants to stand out and promote customer satisfaction should prioritize the proper care. This, in turn, occurs when a company has employees motivated, informed and engaged with the objectives and goals of the company. Good communication programs and internal marketing campaigns, internal marketing, are able to reach all employees, frontline or not, and make everyone prioritize the client in performing their work. From this premise, this paper conducted a study with employees of an agency of the State Bank of Rio Grande do Sul, doing a survey of what they think about the tools of internal communication and internal marketing of the bank. With the analysis, it can be seen that opinions clash strongly among the different sectors of the group studied. In general, employees appreciate the communication channels, however they think are insufficient for the large number of necessary information and updates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectEndomarketingen
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectComunicação interna : Empresapt_BR
dc.subjectInformationen
dc.subjectMotivação : Empregadopt_BR
dc.titleAvaliação da eficácia das ferramentas de comunicação interna em uma agência bancária do Banrisulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892097pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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