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Competências dos enfermeiros para o cuidado ao usuário de crack

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Competências dos enfermeiros para o cuidado ao usuário de crack

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Título Competências dos enfermeiros para o cuidado ao usuário de crack
Autor Dantas, Débora Cardoso
Orientador Olschowsky, Agnes
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Cocaína crack
Competência profissional
Saúde mental
Resumo O uso de crack tem se tornado um grave problema de saúde pública e alvo de preocupação da sociedade, devido ao aumento considerável do consumo e suas implicações na vida das pessoas, tanto fisiologicamente, quanto psicológica e socialmente. Trata-se de um estudo qualitativo com objetivo de identificar as competências dos enfermeiros no cuidado ao usuário de crack. As informações foram obtidas através de entrevistas com 12 enfermeiros da Unidade de Adição da Unidade Álvaro Alvin do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no período de março a abril de 2012. Na análise emergiram três categorias: gestão do cuidado, cuidado clínico e cuidado terapêutico. Foi identificado que a competência da gestão do cuidado engloba as atividades administrativas, gestão de equipe de enfermagem, cuidado ampliado e atividades de ensino. A competência para o cuidado clínico, ocorre por meio do conhecimento da sistematização da assistência de enfermagem, do cuidado de enfermagem sobre transtorno por uso de substância pela habilidade para o cuidado direto. Na competência do cuidado terapêutico os enfermeiros trazem a habilidade para o cuidado integral, manutenção do programa de tratamento e relacionamento interpessoal. A partir dos resultados é possível perceber que as competências dos enfermeiros no cuidado ao usuário de crack são dimensões da prática assistencial do enfermeiro. Identificar as competências oportunizou refletir sobre as questões da atenção ao usuário de crack propiciando mudanças, visualizando os desafios necessários para consolidação do cuidado integral.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78403
Arquivos Descrição Formato
000898873.pdf (1.078Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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