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Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições

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Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições

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Título Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
Autor Fernandes, Kelly da Silva
Orientador Mittmann, Solange
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Análise do discurso
Ensino de línguas
Ensino e aprendizagem
Língua portuguesa
Parâmetros curriculares nacionais
[es] Discursos de alumnos y profesores
[es] Enseñanza de lengua portuguesa y literatura
[es] Parâmetros curriculares nacionais
Resumo O discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no Brasil, se caracteriza pela heterogeneidade e pela contradição; o discurso oficial, o discurso dos professores e o discurso dos alunos são algumas de suas faces. Este trabalho, que se embasa na Análise do Discurso francesa, busca compreender qual a importância que os sujeitos atribuem ao ensino dessas disciplinas nesses discursos e que relação há entre esse ensino e a formação da cidadania em cada um deles. Também se procura entender as relações entre o discurso oficial e o dos professores, entre o destes últimos e o dos alunos. Com essa finalidade, analisou-se um corpus discursivo constituído por seqüências discursivas (sd) recortadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por dizeres dos professores e dos alunos, de duas escolas de ensino fundamental e médio, recortados das respostas a um questionário elaborado experimentalmente. Após a análise e a reflexão, propõe-se a abertura daquelas práticas discursivas pedagógicas que se baseiam no discurso autoritário, em direção à progressiva polemização desse discurso.
Resumen El discurso sobre la enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura, en Brasil, se caracteriza por su heterogeneidad y su contradicción. Lo confirman el discurso oficial, el de los profesores y el de los alumnos. En este trabajo, que tiene por su fundamento el Análisis del Discurso francesa, se busca comprender cuál es la importancia que los sujetos (especialistas, profesores y alumnos) atribuyen a la enseñanza de las dos disciplinas y qué relaciones establecen entre esa enseñanza y la formación de la ciudadanía. También se busca entender las relaciones que hay entre el discurso oficial y los discursos de los profesores, así como entre los de estos últimos y los discursos de los alumnos. Con esta finalidad, se ha analizado un corpus discursivo compuesto de secuencias discursivas (sd) recortadas de los Parâmetros Curriculares Nacionais y a la vez por respuestas de profesores y alumnos, de dos escuelas de enseñanza fundamental y media, a un cuestionario elaborado experimentalmente. El objetivo del análisis y de la discusión es proponer que las prácticas discursivas pedagógicas que hoy se basan en el discurso autoritario sigan en dirección a la progresiva polemización de ese discurso.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79618
Arquivos Descrição Formato
000689002.pdf (691.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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