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dc.contributor.advisorFormoso, Carlos Torrespt_BR
dc.contributor.authorSchlatter, Lucas Belloc Nunespt_BR
dc.date.accessioned2013-10-31T01:54:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79755pt_BR
dc.description.abstractA situação do produto final no âmbito da construção civil tem deixado muito a desejar quanto a sua qualidade. Isso muitas vezes é causado pela falta de um acompanhamento adequado em cada um dos serviços que geram o produto final, ou seja, a baixa qualidade do produto muitas vezes decorre da falta de qualidade nos serviços. O presente trabalho avalia a utilidade de um método de acompanhamento da qualidade das obras, o método de Berr (2010), que busca monitorar a qualidade dos principais serviços executados, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de qualidade e gestão da qualidade, também com a intenção de estabelecer conhecimentos adequados para a realização das coletas. Então, na sequência foi montado um cronograma de coletas a fim de retratar a real situação dos serviços executados na obra, após essas coletas foi feito uma análise dos dados coletados, destacando os pontos fortes e fracos dos serviços. Foi feito um acompanhamento de uma obra através de dois ciclos de coletas, que foram realizadas com o método de Berr (2010) com o auxílio de um PDA, e com o uso do programa previamente desenvolvido chamado MobiHis, este programa gerava ao final de cada coleta um índice de conformidade dos serviços, que foi utilizado para definir a não conformidade dos serviços realizados. Com as informações do primeiro ciclo de coleta, foi feito uma apresentação para a equipe de engenharia da obra, de forma a debater e buscar soluções para todos os serviços, em especial aos menos conformes. Na etapa seguinte do trabalho foi realizado o segundo ciclo de coleta, teve como objetivo avaliar e verificar se ocorreram melhorias atrás da utilização da tecnologia do apoio da conformidade dos serviços. Para adquirir esses resultados foi feita uma nova etapa de coletas na obra sobre o mesmo padrão realizado no primeiro ciclo de coleta, essas coletas geraram novos resultados que foram analisados e comparados com os resultados anteriores, a partir daí se buscou ver a evolução dos mesmos, de forma a avaliar se houve a melhoria de conformidade dos serviços de alvenaria estrutural. Esta última etapa evidenciou o a evolução dos serviços de alvenaria acompanhados durante as coletas, em que a maioria dos serviços com possibilidade de melhoria acabou por ter um acréscimo na sua conformidade, o que evidenciou a utilidade do método de Berr (2010) no auxilio da busco por qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleSistema de monitoramento de qualidade com o apoio da tecnologia da informação : uma avaliação da sua utilidade para obtenção de conformidade pelo método de Berr (2010)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBerr, Leticia Ramospt_BR
dc.identifier.nrb000897364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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