Repositório Digital

A- A A+

Alvenaria estrutural e estrutura aporticada de concreto armado : estudo econômico comparativo de edificações esbeltas

.

Alvenaria estrutural e estrutura aporticada de concreto armado : estudo econômico comparativo de edificações esbeltas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alvenaria estrutural e estrutura aporticada de concreto armado : estudo econômico comparativo de edificações esbeltas
Autor Dornelles, Gabriel Zuanazzi
Orientador Désir, Jean Marie
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Diante do notável aquecimento do mercado da construção civil, as empresas atuantes na área vêm buscando alternativas de sistemas construtivos que ofereçam maior eficiência na arte de construir, visando menores custos e prazos. Entretanto, a implementação de métodos totalmente inovadores é freada pela escassez de mão de obra, tanto executora como administrativa. Em virtude desta perspectiva, o trabalho busca avaliar a viabilidade de métodos já consolidados na construção civil para determinados empreendimentos quando são extrapolados além do seu uso corriqueiro. Considerando os ganhos econômicos da alvenaria estrutural frente a estruturas aporticadas de concreto armado apontados na bibliografia, o presente estudo analisa sua eficácia, entretanto, quando empregada em edificações esbeltas, voltadas à habitação de alto padrão. Para isso, examinou-se a alvenaria estrutural com blocos cerâmicos e lajes de concreto armado frente a uma estrutura aporticada convencional de concreto armado utilizando alvenaria de vedação a partir de modelos computacionais baseados em dados de uma edificação existente na região metropolitana de Porto Alegre. Em seguida, para realização de tal comparativo, considerou-se o quantitativo de materiais mais a mão de obra exigida por cada sistema construtivo para avaliar os custos pertinentes aos mesmos. Por fim, estabeleceram-se as considerações finais, a fim de ressaltar fatores não mensuráveis em um modelo estrutural, que também possuem importância nesta análise.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79772
Arquivos Descrição Formato
000896856.pdf (2.337Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.