• Concurso vestibular : uma análise tipológica e enunciativa 

      Fidelis, Fabiana Cardoso (2002) [Dissertação]
      Neste trabalho, faz-se uma análise dos textos das provas do Concurso Vestibular UFRGS 2001 a partir da Lingüística Textual, tendo-se como referência Teorias da Enunciação. Busca-se verificar como se caracterizam os textos ...
    • Discurso proverbial : reafirmação do preconceito contra a mulher? 

      Correa, Carla Regina (2001) [Dissertação]
      O presente trabalho tem o propósito de investigar o discurso proverbial enquanto ferramenta para propagação do preconceito contra a mulher. Filiandose à Análise do Discurso de linha francesa, analisa-se a questão do ...
    • A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa 

      Rangel, Eliane de Fátima Manenti (2005) [Dissertação]
      Esta dissertação focaliza um gênero textual denominado texto de divulgação científica, o qual tem por objetivo divulgar as recentes descobertas científicas. Ao se tratar de um modelo textual com peculiaridades próprias, ...
    • Mafalda : uma análise textual 

      Medeiros, Fabiano Didio (2007) [Dissertação]
      Este trabalho aborda questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Lingüística Textual, bem como aspectos da heterogeneidade apresentados por Jaqueline Authier-Revuz. A pesquisa tem como corpus de análise a obra ...
    • A presença do outro : um viés lingüístico-discursivo na linguagem jurídica 

      Montano, Elza Eliana Lisbôa (2007) [Tese]
      Esta tese é um estudo de enunciação, cujo pressuposto teórico é o dialogismo de Bakhtin, onde discuto os conceitos de gêneros de discurso, estilo, sujeito do texto. A teoria de Adam identifica a seqüencialidade desse ...
    • Voz verbal : uma abordagem enunciativa 

      D'Avila, Nerci Terezinha (2006) [Tese]
      O presente estudo aborda as vozes verbais na perspectiva da enunciação. Apresenta um panorama de estudos de gramáticas e de algumas publicações a respeito do assunto. A partir de pressupostos estabelecidos por Émile ...